NOTÍCIAS

AVASUS: inscrições abertas para o curso sobre obesidade infantil na Atenção Primária à Saúde

AVASUS: inscrições abertas para o curso sobre obesidade infantil na Atenção Primária à Saúde

07/02/2022

Capacitação visa qualificar profissionais no trabalho de prevenção e controle.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) está com inscrições abertas para o curso “Obesidade Infantil: Uma visão global da prevenção e controle na Atenção Primária”. A capacitação é autoinstrucional, dividida em três unidades com recursos multimídias e exemplos de situações que poderão ser vivenciadas na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é qualificar profissionais da APS do SUS, contribuindo no trabalho de reforço ao diagnóstico, na prevenção e controle do excesso de peso e obesidade infantil.

Os organizadores recomendam que os participantes dediquem 40h ao curso para as atividades distribuídas em videoaulas, reflexão e discussão com a equipe, leitura do material complementar e testes. Ao final, cada participante realizará uma avaliação composta por questões objetivas e dois estudos de caso com situações-problema. Para obter o certificado, será considerado aprovado o participante que realizar todas as atividades programadas.

O curso foi organizado pelo Ministério da Saúde, Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Universidade Federal de Goiás (NUTTs/UFG) e pelo Telessaúde Goiás. Também conta com o apoio das instituições parceiras, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Educação a Distância da UFRN e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).

Para mais informações sobre o curso clique aqui.

OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no país e 3,1 milhões já evoluíram para a obesidade. Informações coletadas em 2019, de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) de crianças atendidas na Atenção Primária à Saúde (SAPS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), revelam que a doença afeta 13,2% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade. Nessa faixa etária, 28% das crianças apresentam excesso de peso, ligando o alerta para o risco de obesidade na infância ou na vida adulta.

PROTEJA

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) é signatário do compromisso nacional pela prevenção à obesidade infantil. Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde lançou a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), devido ao avanço da obesidade infantil no Brasil, no esforço multissetorial coordenado para reversão do quadro epidemiológico da doença. A pasta tem como objetivo investir na melhoria da saúde e da nutrição das crianças, apoiando os municípios no planejamento, implementação e monitoramento de ações na Atenção Primária à Saúde.