NOTÍCIAS

Asbran divulga vencedoras do Prêmio Lieselotte Ornelas 2020

Asbran divulga vencedoras do Prêmio Lieselotte Ornelas 2020

24/11/2020

Uma das ganhadoras é a nutricionista Silvia Cozzolino, conselheira do CFN.

A Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) divulgou nesta segunda-feira (23) o resultado do Prêmio Lieselotte Ornelas Nutricionista Destaque no Brasil. Pela primeira vez, desde a sua criação, há seis anos, o prêmio será entregue a duas nutricionistas.

Uma delas é Silvia Maria Franciscato Cozzolino, conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), indicada pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3). A nutricionista Sonia Lúcia Lucena Souza de Andrade, indicada pela Associação Pernambucana de Nutrição, também receberá a premiação.

“É um resultado novo para a edição deste ano, mas não surpreendente diante da trajetória destas duas mulheres que muito contribuíram para a Nutrição no país”, destacou a presidente da Asbran, Ruth Guilherme.

A nutricionista Silvia Cozzolino conta como foi receber a notícia de ser uma das ganhadoras do Prêmio Lieselotte Ornelas 2020. “Receber um prêmio é motivo de orgulho para qualquer profissional, mas esse possui um caráter especial, pois trata do reconhecimento dos seus pares. A indicação do meu nome pelo CRN-3 foi motivo de muita felicidade. Com a conquista do prêmio então, fiquei muito feliz. Também fiquei feliz por compartilhar o prêmio com a Sonia, quem sempre admirei e que possui atuação voltada para saúde pública, um trabalho muito importante para Nutrição no Brasil”.

Por conta da pandemia de Covid-19, o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que seria realizado em agosto deste ano, foi adiado para janeiro de 2021, no formato virtual. Assim, a cerimônia de entrega do Prêmio Lieselotte Ornelas Nutricionista Destaque no Brasil, sofrerá alteração, sendo entregue na residência das vencedoras, com depoimento gravado para exibição online. A premiação será realizada no dia 19 de janeiro de 2021, na abertura do evento.

VENCEDORAS

Silvia Cozzolino é graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado e doutorado em Ciência dos Alimentos pela USP, onde é professora titular desde o ano 2000. Representa uma geração com grande atuação pela Nutrição e defesa dos nutricionistas brasileiros. Também é autora de livros de Nutrição e pesquisadora com reconhecimento internacional, na área de micronutrientes. Ela é conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e também já foi presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3) de 2014 a 2018. 

Sonia Lucena é nutricionista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado e doutorado pela mesma instituição, onde atuou como professora associada. Possui atuação nas áreas de saúde pública e alimentação escolar. Foi consultora da Fundação Roberto Marinho, da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, colaboradora na elaboração do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas e no Projeto de Desenvolvimento Rural e Sustentável – Projeto Bahia Produtiva.