NOTÍCIAS

FAO lança laboratório de inovação sobre consumo e produção de frutas, legumes e verduras

FAO lança laboratório de inovação sobre consumo e produção de frutas, legumes e verduras

07/07/2021

Inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizou no dia 1º de julho, um encontro virtual para tratar da agenda de trabalho do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras no Brasil. Durante o encontro foi anunciado o chamado público para inscrição de relatos de experiências para o Laboratório de Inovação – Incentivo à produção, ao abastecimento e ao consumo de frutas, legumes e verduras (LIS). As inscrições vão até o dia 31 de agosto de 2021. 

A ação tem como objetivo, identificar, selecionar e divulgar experiências inovadoras desenvolvidas no Brasil, que fortaleçam e valorizem sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, buscando ampliar a disponibilidade e o consumo de frutas, legumes e verduras, como estratégia para promoção da alimentação adequada e saudável. A iniciativa também procura, no contexto da pandemia de Covid-19, soluções que possam ser compartilhadas e reunidas como recomendações para fomento às frutas, legumes e verduras no Brasil.

Podem participar do Laboratório de Inovação: gestores e servidores públicos das esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, que atuem em setores relacionados à temática (saúde, educação, assistência social, desenvolvimento rural, agricultura e abastecimento); representantes de coletivos ou de organizações da sociedade civil e representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais.

Para acessar o edital e o formulário de inscrição do LIS, clique aqui.

Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que 2021 é o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, em tradução livre do inglês, sendo a FAO, responsável pela celebração em parceria com outras agências do sistema das Nações Unidas. 

O objetivo da ONU é aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais e para a saúde do consumo de frutas e hortaliças, além da promoção de estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis, para reduzir o desperdício de alimentos, especialmente os perecíveis.

A diversidade, especialmente de frutas e hortaliças, como é abordado no Brasil pelos nutricionistas, é boa para a saúde, para o meio ambiente e para a subsistência. O escritório brasileiro da ONU traduziu “fruits and vegetables”, uma expressão em inglês, como frutas e vegetais. Entretanto, tecnicamente, esta não é a tradução correta, pois os nutricionistas utilizam frutas e hortaliças para essa identificação.