Coordenadores dos cursos de Nutrição de todo o país estão convidados a participar do evento, que ocorrerá, em Brasília, nos dias 15 e 16 de setembro. Durante o encontro, eles terão a oportunidade de discutir propostas e ações pela melhoria da qualidade da formação profissional.

Esse será o momento para debater o contexto e as condições que envolvem o processo de formação técnica dos estudantes, com foco nas competências, habilidades e atitudes vivenciadas no meio acadêmico. O encontro pretende ainda sensibilizar os coordenadores quanto à incorporação dos conceitos de formação por competência nos projetos pedagógicos dos cursos de Nutrição.

No entanto, já no mês de maio, durante o Congresso do Sistema CFN/CRN, os conselheiros vão abordar questões referentes ao tema com vistas à preparação para o III Encontro Nacional de Formação Profissional. Os resultados servirão para orientar e enriquecer as discussões do evento de setembro.

Vale lembrar que esse assunto é uma das prioridades da pauta da atual gestão do Conselho Federal de Nutricionistas. No XXII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2016), o presidente do CFN, Élido Bonomo, participou da mesa-redonda “Ensino da Nutrição: o desafio da formação de profissionais”.

Histórico
A primeira edição do Encontro Nacional de Formação Profissional, realizada em 2013, teve como tema a qualidade na formação e no exercício profissional dos estudantes e egressos dos cursos de Nutrição, respectivamente. O segundo encontro, promovido em 2015, enfocou os desafios e as possibilidades relacionadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.

Acesse aqui o relatório dos Encontros Nacionais de Formação Profissional