Vagem

Vagem

Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros – 2ª Edição/2015 – Ministério da Saúde
Fruto: Vagem
Nome científico: Phaseolus vulgaris L.
Nome popular: vagem ou feijão-vagem.
Origem: América central.
Características: há cultivadores de feijão-vagem de crescimento indeterminado, que precisam ser tutoras, e de crescimento determinado, rasteiras. A vagem pertence à família fabácea, a mesma dos feijões-comuns, com a diferença de que é consumida ainda verde nas vagens. A vagem é rica em fibras, tem apreciável quantidade de vitaminas B1 e B2, além de teores razoáveis de fósforo, flúor, potássio, cálcio, ferro e vitaminas A e C. Existem vários tipos de vagem. As vagens do tipo manteiga (achatadas) alcançam de 21 cm a 23 cm de comprimento e 1,5 m a 2,0 de largura e são de cor verde-clara; as vagens do tipo macarrão (arredondadas) alcançam de 15 cm e 17 cm de comprimento e diâmetro médio de 1 cm e são de cor verde-clara. A vagem-de-metro é bem mais comprida que as outras, apresenta perfil transversal circular e coloração verde-intensa.
Uso culinário: para preparar as vagens, é necessário retirar as pontas quando fibrosas. Para preservar as vitaminas, a cor e sabor, é importante cozinhar com pouca água somente pelo necessário, preferencialmente no vapor, para deixá-las macias, porém crocantes. Vagens são muito saborosas em saldas, cozidos, empanados, tortas, sopas e farofas.
Você sabia que: o ponto de colheita ideal é quando as vagens atingem o seu máximo desenvolvimento, antes, porém, de se tornarem fibrosas. Na colheita, vagens fibrosas e com os grãos salientes devem ser preparadas, dando outro destino ao produto.
Análise nutricional em 100 g de vagem
tabela vagem Vagem