Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (9) revelam que, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), os números indicam que esta é a segunda causa de morte mais comum entre jovens de 15 a 29 anos. Além disso, 79% dessas ocorrências casos estão concentrados em países de baixa e média renda. No Brasil, diariamente, 32 pessoas cometem suicídio.

Nove em cada dez mortes por suicídio no mundo podem ser evitadas. A OMS aponta que o apoio de familiares e amigos é fundamental para a construção de uma rede afetiva para a identificação dos primeiros sinais de possíveis atos suicidas. Ainda de acordo com a OMS, é importante perder o medo e falar abertamente sobre o suicídio. O acolhimento, o diálogo e a busca por ajuda são primordiais.

No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção, atendendo gratuitamente todas as pessoas que precisam de ajuda pelo telefone 188. O serviço garante sigilo total ao usuário.

Acesse www.setembroamarelo.org.br e saiba mais sobre a prevenção ao suicídio.