O Conselho Regional de Nutricionistas 2° Região (CRN-2) encerrou no último domingo, 21, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, a 16° Semana da Alimentação 2018, com o evento Praça de Segurança Alimentar e Nutricional (Praça de SAN). O foco foi a promoção da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para crianças, destacando a importância das frutas para a saúde.

A Praça de SAN contou com a participação de mais de 20 instituições promotoras e apoiadoras da Semana e teve como tema “Alimento Saudável ao seu Alcance”. Foram realizadas ações para incentivar os participantes a refletirem sobre escolhas adequadas para a alimentação mais saudável.

Além da ação do CRN-2, diversos expositores distribuíram mudas e sementes orgânicas de ervas e hortaliças, e realizaram oficinas sobre a quantidade de açúcar, sódio e gorduras nos alimentos processados e ultraprocessados, mostrando o que está “escondido” nesses alimentos.

Durante a Semana da Alimentação, o conselho também promoveu o “VI Seminário Temático do CRN-2: Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para a Promoção da Saúde”, para incentivar o debate e a prática de ações sobre o tema nas áreas de atuação do nutricionista.

A presidente do CRN-2, Jacira Santos, participou da abertura do Seminário que contou com a participação do secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Ademir Barreta; do coordenador-geral da Casa dos Municípios (Famurs), Darci José Lauermann; da vice-presidente da Associação Gaúcha de Nutrição (Agan), Kátia Rospide; da representante do Fesans , Lisete Griebeler Souza, e da representante da Emater/Ascar, Leila Ghizzoni. Também prestigiaram o evento o diretor-geral da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Henrique Abrahão, a presidente da Associação Brasileira de Educação em Nutrição (Abenut), Maísa Beltrame Pedroso, e a representante da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Lívia Bento.

2

Para abordar as diversas práticas e ações nas áreas de atuação do nutricionista, o Seminário envolveu profissionais com atuação destacada em EAN. As nutricionistas Rosane Nascimento (assessora institucional do CFN), abordou o tema Saúde Coletiva, Ana Lucia Saccol, a Alimentação Escolar; Patrícia Viegas Damé a Abordagem Comportamental na Nutrição e Raquel Lupion a Alimentação Vegetariana no Esporte.

3

O seminário foi realizado em parceria com o Banco de Alimentos de Porto Alegre, e arrecadou mais de 65 quilos de produtos não perecíveis, doados pelos participantes do evento.