Pitanga

Pitanga

Pitanga
É do Brasil – É da Região Centro-Oeste
Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros – 2ª Edição/2015 – Ministério da Saúde.
Nome científico: Eugenia uniflora L.
Nome popular: pitanga, pitanga-vermelha.
Origem: Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.
Características: a pitangueira pode atingir até 10 m de altura, com tronco irregular, muito ramificado, de coloração avermelhada e casca que pode desprender-se ocasionalmente.
Suas folhas são ovais e avermelhadas quando jovens e, posteriormente, adquirem cor verdeintensa. São brilhantes e apresentam aroma característico quando maceradas. Possui flores brancas aromáticas e frutifica de outubro a janeiro. O ato de comer pitangas colhidas diretamente no pé tem espaço garantido na cultura nacional. Nascendo em pequenas ou grandes árvores, a pitanga, quando cultivada, é fruta típica e própria para quintais e pomares de residências urbanas ou sítios, onde a ornamental pitangueira pode compor bonitas cercas-vivas e jardins.
Uso culinário: o sabor adocicado da polpa da pitanga, levemente ácido e de perfume característico, tem lugar certo no paladar brasileiro. Além de consumida in natura, com o sabor da pitanga, o brasileiro criou receitas de sucos, refrescos, geleias e doces, além do famoso licor ou “conhaque” de pitanga.
Você sabia que: pitanga é uma palavra proveniente da língua tupi, que quer dizer “vermelho-rubro”. E ela é, de fato, fruta vermelha, rubra, roxa e, às vezes, quase preta.
pitanga tabela Pitanga