O presidente do CFN, Élido Bonomo (em pé), abriu os trabalhos do encontro itinerante com profissionais e gestores do Paraná, que, dentre outros assuntos, discute as potencialidades das políticas públicas de alimentação e nutrição na região. O evento é realizado durante o dia de hoje (18), em Foz do Iguaçu/PR.

A mesa de abertura contou, também, com a presença da presidente do CRN-8, Maria Emília Daudt von der Heyder, do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e da representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Kathleen Sousa Oliveira Machado. Chico Brasileiro ressaltou a   importância de trabalhar com políticas de promoção da saúde e anunciou sua preocupação em fortalecer as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a ampliação da participação do nutricionista.

Na parte da tarde, os presidentes do CFN e do CRN-8 apresentam as ações dos conselhos. A coordenadora do Setor de Fiscalização do conselho no Paraná, Julisse Klemtz Wagner Prussak, mostrará aos participantes como funcionam as atividades de fiscalização, orientação e normatização do exercício profissional dos nutricionistas.

Os encontros itinerantes promovidos pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas têm o objetivo de fortalecer as inter-relações dos conselhos com os profissionais e são realizados nas cidades onde não há sede dos conselhos. Outro foco é conhecer como são desenvolvidas as políticas de nutrição e de alimentação locais e debater soluções para ampliar a inserção dos nutricionistas.