NUTRICIONISTAS NO CONSEA

O Diário Oficial da União da última segunda-feira, 17, divulgou os nomes dos novos representantes da sociedade civil, para compor o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Dentre os indicados estão as nutricionistas Rosane Maria Nascimento da Silva (titular) e Ana Maria Bartels Rezende (suplente).
O Consea é um órgão de assessoramento imediato da Presidência da República, que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O Conselho é composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais. A presidência é exercida por um(uma) representante da sociedade civil, indicado(a) entre os seus membros e designado(a) pela Presidência da República.
O Consea é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em regime de colaboração com as demais instâncias do Sisan. Recriado em 2003, o Conselho tem caráter consultivo e tem como atribuições propor à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com base nas deliberações das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional, dentre outras.