Maça

Maça

Maçã
É do Brasil – É da Região Sul


Fonte:
Alimentos Regionais Brasileiros – 2ª Edição/2015 – Ministério da Saúde.
Nome científico: Malus domestica Borkh.
Nome popular: Maçã.
Origem: Oriente Médio e Leste Asiático.
Características: fruteira típica de clima temperado. O fruto é globoso, com uma profunda depressão no ponto de inserção da haste, que o prende aos ramos. De coloração vermelha ou verde, pode apresentar pequenas manchas esverdeadas ou amareladas. No Brasil, a produção de maçã se concentra em dois cultivares, gala e fuji, que representam em torno de 90% da área plantada. Outros cultivares plantados são a eva, golden delicious, brasil, anna, condessa, catarina, granny smith. Os frutos da maçã gala são colhidos nos meses de janeiro e fevereiro; e da fuji, nos meses de abril e maio, sendo uma fruta de sabor doce e muito suculenta. A fuji apresenta, ainda, a vantagem de ser mais resistente ao armazenamento.
Uso culinário: a maçã tem como principal destino o consumo fresco. Diversos tipos de processamento da fruta são possíveis, produzindo produtos como doces, geleias, compotas, sucos, bebidas e vinagre. O vinho de maçã, além do consumo direto, constitui a base para a sidra, bebida frisante, e para a produção de destilados envelhecidos como os calvados ou para a produção de blends como o pommeau.
Você sabia que: o armazenamento de maçãs em condições controladas permite manter sua qualidade durante períodos de até 12 meses.
 

macatabela Maça