Feijão

Feijão

Feijão
É do Brasil – É da região Nordeste
Nome científico: Phaseolus vulgaris L.
Nome popular: feijão, feijão-comum.
Origem: Américas do Sul e Central, entre o atual Peru e o Sul do México, sendo a Colômbia
possivelmente o país com maior diversidade.
Características: O feijão constitui-se na leguminosa mais importante para a alimentação
de mais de 500 milhões de pessoas, principalmente na América Latina e África. No Brasil, é um alimento básico da população, constituindo-se na principal fonte de proteína vegetal. Além disso, é fonte de ferro, vitaminas do tipo B, magnésio, potássio e ácido fólico.
Há diversos grupos comerciais desse alimento conhecidos mundialmente, entre os quais os
mais difundidos são: feijão-preto, feijão-mulatinho (também chamado de roxinho ou rosinha), feijão-carioca, feijão-bico-de-ouro, feijão-jalo, feijão-branco, feijão-borlotti (ou romano), feijãocannellini, feijão-da-china, feijão-encarnado (ou mexicano), feijão-manteiga, feijão-verde, feijãode-santarém e feijão-da-praia.
Uso culinário: quanto ao aspecto culinário, os feijões são excepcionais, sendo utilizados
tanto para preparo de pratos salgados quanto doces, aceitando os mais diferentes temperos e combinações com outros alimentos. Podem ser apresentados simplesmente cozidos, com os grãos inteiros ou amassados, formando caldo grosso; ou como sopa, salada, farinhas e muitas outras formas. O feijão é o parceiro ideal para seus caldos, sopas, dobradinhas e até mesmo pastéis. Não há consenso sobre a origem da feijoada, mas, qualquer que tenha sido sua origem, sabe-se que é um antigo hábito brasileiro misturar feijão com toucinho e carne-seca.
Você sabia que: a denominação de feijão carioca ou carioquinha foi dada em função do desenho de ondas existente em sua casca, semelhante ao calçadão da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Análise nutricional em 100 g de feijão carioca cru
 

feijao tabela Feijão

Fonte: Unicamp (2006).