WhatsApp Image 2019-09-19 at 16.09.57O Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS) promoveu nos dias 18 e 19 de setembro, em Brasília, encontro para debater a qualidade da formação profissional. Na pauta, o processo de avaliação dos cursos superiores, as residências especializadas em instituições de saúde e a educação a distância. Também se discute o convênio dos conselhos com a Secretaria de Regulação e Supervisão do Ministério da Educação (Seres/MEC) para fortalecer e ampliar a participação dos órgãos envolvidos.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) é parceiro do evento, que teve em sua mesa de abertura, no dia 18 de setembro, a nutricionista, conselheira federal e coordenadora da Comissão de Formação Profissional, Vanille Pessoa. Também participaram da abertura do evento as nutricionistas Albaneide Peixinho, conselheira federal e Magda Cammerer, colaboradora do CFN.

No segundo dia do encontro, foi debatida a definição de competências dos integrantes das câmaras técnicas dos conselhos federais de Saúde e o processo de emissão de pareceres sobre a qualidade acadêmica das graduações. Também foi promovida uma palestra sobre a evolução dos programas de residência em Saúde no Brasil, destacando o conceito e sua importância como especializações fundamentais à formação profissional em nível de pós-graduação.

Participam do encontro integrantes das Comissões de Ensino de Educação, Residência Profissional e Multiprofissional dos conselhos federais da área de Saúde; colaboradores que emitem pareceres para a aprovação de cursos superiores pelo MEC; representantes da Seres/MEC, bem como avaliadores e profissionais inscritos.

O evento ocorreu na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Nesta sexta-feira (20), o FCFAS segue a pauta de sua reunião ordinária no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), também em Brasília (DF).

Matéria alterada às 19h40 do dia 19/09/2019.