Um dos momentos da cerimônia oficial de abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), nesta quarta-feira (26/10), em Porto Alegre, foi o anúncio da Nutricionista Destaque do Brasil, vencedora do Prêmio Lieselotte Ornellas, edição 2016.
A agraciada foi Albaneide Maria Lima Peixinho, que já integrou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), como governo e sociedade civil.
A Comissão Avaliadora escolheu Albaneide Peixinho após a análise de sete indicações feitas por conselhos regionais, universidades e associações de nutricionistas.
A nutricionista Albaneide Peixinho é uma das referências no país na área de alimentação escolar. Durante 13 anos coordenou o Programa Nacional de Alimentação Escolar, reconhecido pela ONU em 2011 como um dos melhores programas do gênero no mundo.
Albaneide participou ativamente da construção do Programa Fome Zero e da elaboração e acompanhamento de vários projetos de lei em benefício da população. Entre eles a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), o Sisan – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a Emenda Constitucional 64 inserindo alimentação como Direito Social. Esteve à frente da criação dos Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição do Escolar – Cecanes e participou de forma efetiva da elaboração da Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade.
A nutricionista esteve à frente também de entidades representativas da categoria, como Sindicato dos Nutricionistas no DF de 1982 a 1988, Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª região e Associação Brasileira de Nutrição. Atualmente é vice–presidente do CFN e coordena projetos do Centro de Excelência de Combate a Fome do Programa Mundial de Alimentos – agência da ONU.

Fonte: Ascom/Consea, com informações da Ascom/Asbran