26 de abril_hipertensao

Hoje, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a doença, considerada a que mais mata em todo o mundo. Estima-se que 25,7% da população brasileira é hipertensa, segundo pesquisa feita, em 2016, pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada pelo Ministério da Saúde.
Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão, estão o sobrepeso, o sedentarismo e o tabagismo. O consumo excessivo de sal é outro importante fator que eleva a pressão arterial, aumentando os riscos de complicações cardiovasculares.
Em abril de 2011, o Ministério da Saúde criou, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), um programa de cooperação para reduzir a quantidade de sódio dos alimentos. Desde o início do acordo até o final de 2015, mais de 14,9 toneladas desse elemento foram retiradas dos produtos processados. Até 2020, a meta é que sejam retiradas 28,5 toneladas de sódio da alimentação dos brasileiros.

 

Mais informações:

Promoção da Saúde – Redução de Sódio nos Alimentos Processados

Guia Alimentar para a População Brasileira – 2ª edição

Alimentos Regionais Brasileiros – 2ª edição