Em mais de 150 países é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, data de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945. Neste ano a campanha trata da luta contra a fome, que está sofrendo uma nova pressão. Após um período de declínio, a nível global, a fome e a mal nutrição crónica estão novamente em ascensão, ameaçando regredir décadas de ganhos.
Os conflitos, o clima, a economia, as desigualdades são apenas algumas das razões, no mundo, pelas quais a meta de Fome Zero pode parecer mais difícil de ser alcançada agora. Por outro lado, abordar a má nutrição, em todas as suas formas, está torna-se cada vez mais complicado devido ao sobrepeso e a obesidade.
Contudo, a experiência tem mostrado que a segurança alimentar e a nutrição podem registar grandes avanços quando os países, as instituições e as pessoas trabalham em conjunto. Este é o momento de redobrar esforços para alcançar a meta globalmente acordada de Fome Zero, de acordo com o enunciado na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Agir não é uma opção, mas sim, um passo necessário para um verdadeiro futuro sustentável para todos.
Concurso – A FAO lançou o “Concurso de cartazes 2018” para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em todo o mundo. Aqui os interessados podem encontrar um vasto material que explica o que é Fome Zero e como tomar atitudes para alcançar o objetivo.
Segundo a FAO existem 1,9 milhões de pessoas acima do peso e 815 milhões em todo o mundo sofrem de fome. Para reverter o quadro é necessário o empenho de todos com respeito aos alimentos, cuidar do planeta, da água, evitar o desperdício de alimentos e ter uma alimentação saudável.
O Sistema CFN/CRN reforça a campanha da FAO, realizando anualmente eventos sobre a temática abordada. A data é uma ocasião importante para chamar atenção do mundo sobre problemas sociais como a erradicação da fome, a desnutrição e a alimentação adequada e saudável. No Dia Mundial da Alimentação, os Conselhos Regionais de Nutricionistas realizam atividades que contribuem com a mudanças de atitudes com relação ao desperdício e aproveitamento dos alimentos e incentivam à alimentação adequada. Confira a programação:

. CRN-2 (Rio Grande do Sul)
Serão apresentados projetos e atividades como: rodas de conversas, seminários, feiras, ações culturais entre outras, que abordem desde a produção até o consumo de alimentos, e que possibilitem a reflexão sobre o significado dos alimentos para a saúde das pessoas e das comunidades de diferentes extratos sociais da sociedade brasileira.
16/10 – Solenidade de abertura oficial no Dia Mundial da Alimentação, a partir das 14 horas, com a participação dos promotores (CRN-2, FESANS-RS, CONSEA-RS, EMATER/RS-ASCAR e Governo do Estado do RS – CAISAN/RS).
Local: Escola de Educação Infantil (EMEI) Humaitá – Rua Dr. Caio Brandão de Mello, s/nº.
17 a 20/10: atividades em todo o Estado do RS.
17/10: VI Seminário Temático do CRN-2: Educação alimentar e nutricional para a saúde e qualidade de vida da população. Promoção: CRN-2
Hora: 13h30 às 17h30.
Local: Famurs – Rua Marcílio Dias, 574, Menino Deus. Informações e inscrição em www.crn2.org.br
21/10: Tradicional Praça de Segurança Alimentar e Nutricional, no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, das 10h às 16h.

. CRN 3 (São Paulo e Mato Grosso do Sul)
Foi realizado Ação de rua no domingo (14), das 9h às 16h, no Parque Mario Covas, com entrega de panfletos e orientações sobre alimentação saudável para população.
16/10: 1º Simpósio Municipal de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar, com a participação da presidente do CRN-3, Denise Hernandez. Promoção: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) da Prefeitura de São Paulo.
Hora: 14h
20 horas: Lançamento do Observatório da Gastronomia, que consiste em um espaço para promover a segurança alimentar e nutricional, com articulação e produção de conhecimento sobre o assunto.
16/10: Em Mato Grosso do Sul, entrega da minuta do projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado, dispondo sobre a promoção da alimentação adequada e saudável e proíbe a comercialização de alimentos e produtos que aumentem os riscos do desenvolvimento da obesidade e de outras doenças crônicas não transmissíveis, nas unidades escolares de educação infantil, de ensino fundamental e médio do Estado.
17/10 – em Campo Grande, a conselheira Cristina Bignardi, representante do CRN-3 na região, participa, em parceira com o Consea/MS, de ação no Santuário N. S. Perpetuo Socorro, das 8h às 14h, com distribuição de panfletos e orientação sobre alimentação saudável. No mesmo dia, no Mercado da Cantareira em São Paulo, em parceira com Comusam realiza o Dia M da Alimentação com entrega de material orientativo sobre alimentação.

. CRN 8 (Paraná)
O Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região (CRN-8) apoia os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Curitiba e Região Metropolitana na programação para o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo é promover discussões e orientações ao público sobre a importância dos temas alimentares e nutricionais. Entre os dias 16 e 18 de outubro estão previstas atividades como encontros, palestras, oficinas e seminários nas cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária e São José dos Pinhais. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Veja programação:
ALMIRANTE TAMANDARÉ
16/10 – II Seminário Municipal de Práticas Pedagógicas Promotoras de Alimentação Saudável.
13h às 17h – Centro de Convenções Edson Dalke

17/10 – Orientação Nutricional aos Colaboradores
Hora: 08h às 12h – Secretaria Municipal de Saúde e das 13h às 17h – P.A 24 horas e Prefeitura.

18/10 – Orientação Nutricional aos Colaboradores e População
08h às 12h – Sub Prefeitura e das 13h às 17h – Armazém da Família.

19/10 – Orientação Nutricional à População de Almirante Tamandaré
Hora: 8h às 17h
Local: Rua Frei Mauro – Centro

ARAUCÁRIA
16/10 – Segurança Alimentar e Nutricional: O que precisamos saber? – Nutricionista Alexsandro Wosniaki.
Hora: 08h30 às 10h00
Perfil Nutricional da população de Araucária – Nutricionista Andréa Fernandes Gomes de Souza
Hora:10h00 às 11h00
Mesa redonda: Ações da Prefeitura Municipal na Segurança Alimentar e Nutricional – Representantes da SMAS / SMSA/ SMAG / SMMA / SMED / SMEL
Hora:11h00 às 12h00
Consumo de Alimentos ultraprocessados e suas consequências para a saúde – Rodrigo Granzoti
Hora:14h00 às 15h30
16/10
Introdução Alimentar para crianças – Nutricionista Veridiane Sirota.
Hora: 08h30 as 10h00
Compostagem: Como fazer em casa? – Geógrafa Edna Maria Leal Longato Hora: 10h00 as 12h00
Ervas Medicinais: Como preparar infusões em casa? – Téc. Antonio Herminio Klemba
Hora:14h00 as 16h00
17/10
(IN) Segurança Alimentar e Nutricional: quem gera? – Nutricionista Juliana Bertolin
Hora:08h30 às 10h00
Agroecologia: Será que é possível alimentar o mundo? – Palestrante Acampamento do Contestado – LAPA
Hora:10h00 às 11h30
Novo Guia Alimentar para a População Brasileira: Como fazer escolhas melhores no nosso dia-a-dia – Nutricionista Priscila Peixoto
Hora:14h00 às 15h30
17/10
Aproveitamento integral de alimentos
Hora:08h30 as 11h30
Aproveitamento integral de alimentos
Hora: 13h30 as 16h00

CURITIBA
16/10
Circuito para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
Hora: 10h às 16h – Exposição de atividades sobre o Ciclo dos Alimentos através de quatro estações (Produção, Comércio e Consumo, Manipulação e Compostagem).
Programa escute seu Coração – SMS
Exames de glicemia e verificação de pressão arterial – SESC
Local: Praça Osório
17/10
1º Encontro do Programa dos Armazéns da Família de Curitiba e RMC com a participação de Cooperativas da Agricultura Familiar.
Hora: 9h às 11h40 – Programa dos Armazéns da Família como estratégia de comercialização e acesso a mercados de produtos da Agricultura Familiar
Local: Central de Distribuição e Logística dos Armazéns da Família
Hora: 14h às 17h – Ação Educativa em Segurança Alimentar e Nutricional
Mesa Redonda com o tema “Comida de Verdade”. Palestra sobre o tema da FAO: “Nossas ações são o nosso futuro. É possível #FomeZero até 2030”.
Local: SESC da Esquina
18/10
Momento da Segurança Alimentar e Nutricional
Local: Palácio 29 de Março.
Hora: 9h às 12h – Mostra de Trabalhos de Alunos da PUC.

Palestra Fome Zero: Fome de quê? Falando sobre Soberania Alimentar
Local: Prefeitura Municipal de Curitiba – Salão Nobre
Assinatura do Decreto que trata da Recomposição da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN)
Hora: 14h às 17h
Sanção da Lei da Lei da Agricultura Urbana
Lançamento da Campanha Comida de Verdade
Lançamento do Cadastro on-line do Armazém da Família
Local: Prefeitura Municipal de Curitiba – Salão Nobre
16 a 20/10
Feira de amostra e comercialização de produtos das Cooperativas da Agricultura Familiar, apoiadas pelo Programa De Desenvolvimento Integrado da RMS (Pró-Metrópole).
Hora: 9h às 20h
Local: Praça Osório
Exposição de fotos das atividades desenvolvidas pelas secretarias que compõem a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN)
Hora:8h às 18h
Local: Hall da Prefeitura Municipal de Curitiba

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
16/10 – Auditório do Ginásio Max Rosenmann – Av. Rui Barbosa, 4997 – Afonso Pena
Hora: 13h

. CRN 9 (Minas Gerais)
16 a 19/10
Restaurantes Populares de Belo Horizonte (Centro, Área Hospitalar, Barreiro e Venda Nova)
Objetivo: entrega mudas de hortaliças e temperos verdes para o público que frequenta os restaurantes, além da distribuição de materiais informativos sobre uma alimentação adequada.
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

. CRN-10 (Santa Catarina)
– 16/10 – Das 10h às 16h, no Largo da Alfândega no centro de Florianópolis – Realização de um espaço agroecológico com orientações ao público sobre compostagem, distribuição de mudas e sementes e orientações da equipe do CRN10 sobre desperdício de alimentos, distribuição da cartilha do Sistema CFN/CRN sobre desperdício de alimentos.
– 27/10 – Das 12h às 18h, no Parque Ecológico do Córrego Grande de Florianópolis – Evento promovido pelo Departamento de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis – Feira Ambiental Lixo Zero – O CRN10 estará orientando a população sobre desperdício de alimentos com distribuição da cartilha do Sistema CFN/CRN.

Fonte: FAO/Ascom CFN