Os nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética (TND) estão convidados para participar do curso Orienta Plansan, um treinamento na modalidade Ensino a Distância (EaD) com duração de 30 horas, dividido em 3 módulos, que ensina como elaborar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, com aulas interativas, exercícios de fixação, fórum e biblioteca virtual. Os gestores e técnicos estaduais, distritais e municipais, e também conselheiros da sociedade civil, estudantes, pesquisadores e demais interessados, também podem participar do curso.

O Plansan é o principal instrumento de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional, pois prevê as diferentes ações de governo na proteção e promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Sua construção é pactuada quando um estado ou município confirma adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O certificado do curso é gratuito e será concedido para quem obter 60% ou mais de aproveitamento na avaliação final. O curso é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan), e da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

Para participar, basta realizar o cadastro no site www.mds.gov.br/ead, e seguir as aulas de acordo com sua disponibilidade. As inscrições vão até 31 de outubro.