O CFN lançou, hoje (23), a pesquisa Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil, módulo interativo, mais um produto do projeto Apoio a Atuação de Profissionais e Gestores em Agendas Intersetoriais, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Universidade Federal de Ouro Preto.
A pesquisa foi realizada em 2016, com 1.104 nutricionistas empregadas(os) e apresenta as áreas de atuam das(os) nutricionistas, bem como outras informações sobre o perfil sociodemográfico da(o) profissional. Na pesquisa constam, ainda, informações nacionais como o número de cursos de nutrição existentes no Brasil, de nutricionistas e de futuros nutricionistas, no período de 2000 a 2017.
A plataforma da pesquisa interage com o público, e permite o acesso e cruzamento de dados sobre a atuação dos nutricionistas na promoção da saúde da população. Possibilita, também, copiar e compartilhar dados. Não perca tempo, acesse agora!

 
Integração – A parceria do CFN com o MDS e a UFOP também possibilitou a realização de quinze seminários em diversas cidades sobre “Apoio a Atuação de Profissionais e Gestores em Agendas Intersetoriais: Desenvolvimento de Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e Realização de Compras Institucionais”, entre 2016 e 2017. Esses encontros reuniram 1.400 profissionais e gestores das áreas da saúde, educação, assistência social e agricultura, que discutiram a importância da prática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), na perspectiva do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as políticas públicas e modalidade compra institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos municípios.
Também foram publicadas cartilhas direcionadas para os gestores e nutricionistas dos municípios, sobre a valorização da alimentação adequada e saudável.
O lançamento da pesquisa contou com a presença da diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares/MDS, Patrícia Chaves Gentil, do ex-presidente do CFN, Élido Bonomo, da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN)/FNDE, Solange Fernandes de Freitas Castro, dos conselheiros do Sistema CFN/CRN, funcionários e assessores do CFN.