As nutricionistas Sílvia Cozzolino, Liliana Bricarello e Vânia Passero, na reunião da Comissão de Ética, realizada no CFN.

As nutricionistas Sílvia Cozzolino, Liliana Bricarello e Vânia Passero, na reunião da Comissão de Ética, realizada no CFN.

Durante esta semana, conselheiras da Comissão de Ética do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) se reuniram, em Brasília, para dar continuidade aos trabalhos de elaboração de um glossário que conterá relação de termos técnicos a fim de orientar a categoria e as atividades dos conselhos regionais. O léxico oficial dos nutricionistas deve ficar pronto até o final do ano e será posteriormente divulgado em publicações institucionais do CFN.

O glossário visa contribuir para esclarecer conceitos e dúvidas pontuais em relação ao entendimento e à aplicabilidade de cada termo em documentos ou práticas profissionais cotidianas. Pretende ainda evitar redundâncias ao repetir a mesma ideia de forma diferente. Constarão desse rol vocábulos e expressões do métier da Nutrição e da área de saúde, referentes não apenas a assuntos éticos ou de conduta, mas também às ementas de resoluções já publicadas.

A proposta é que todo o Sistema Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) passe a utilizá-lo na tentativa de padronizar e otimizar a compreensão da linguagem e do conteúdo técnico entre as comunicações oficiais de conselheiros e inscritos. Os trabalhos de elaboração do glossário começaram no início deste ano e, atualmente, é uma das prioridades da Comissão de Ética, visto que a edição do léxico também está prevista no planejamento estratégico do CFN.

Casos Éticos

Além disso, nas reuniões desta semana, as conselheiras da comissão avaliaram o andamento da consulta online que pretende conhecer histórias em que a atuação profissional possa dar margem ao surgimento de infrações éticas. O objetivo é colher depoimentos de quem trabalha em diversas áreas e cenários, considerando as especificidades regionais e relatando casos presenciados no dia a dia.

A participação é anônima, aberta a todos os nutricionistas e não deve citar nomes de pessoas, instituições ou referências que permitam qualquer identificação. Após a consulta, o CFN pretende lançar material informativo com comentários sobre as situações mais relevantes segundo análise do grupo de trabalho criado pela Comissão de Ética para essa finalidade.

A sua contribuição pode ser enviada até a próxima sexta-feira, 23.

Consulta aos nutricionistas — Formulário:
http://cnn.cfn.org.br/application/index/consulta-publica-casos-eticos