Os integrantes da Comissão de Avaliadores do Sistema CFN/CRN estiveram reunidos na sede do conselho federal, nessa quinta-feira, dia 15 de agosto, para apreciar possíveis temas e dinâmicas das oficinas e grupos de trabalho que farão parte da programação do IV Encontro Nacional de Formação Profissional (ENFP). O evento ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília. As inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro, no site do CFN.

Outro ponto de pauta foi a organização do histórico das avaliações de cursos de graduação em Nutrição, realizadas desde 2012, que terá novos critérios de sistematização de informações, divididos por temas. O objetivo é consolidar metodologia e ferramenta para o levantamento estatístico de processos já finalizados, bem como análise qualitativa e quantitativa das dimensões consideradas pelos avaliadores durante a tramitação de cada um deles.

A Comissão de Avaliadores tem como finalidade colaborar tecnicamente com o Ministério da Educação (MEC), contribuindo com subsídios e avaliações para promover a regulação e a supervisão da educação superior. Compete a ela designar, entre os seus membros, encarregados a analisar cada curso de graduação em processo de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento.

Celeridade

Os avaliadores formulam relatório técnico sobre as condições objetivas do curso, seguido de parecer conclusivo, ambos elaborados com base nos dados fornecidos pelos conselhos regionais, no projeto pedagógico da referida graduação e por demais documentos disponíveis no Sistema e-MEC. É o Plenário do CFN que delibera sobre a aprovação, tanto do relatório quanto do parecer dos avaliadores, providenciando a inserção deste no sistema eletrônico. Essa tramitação não pode ultrapassar 60 dias.

A indicação dos membros para compor a Comissão de Avaliadores do Sistema CFN/CRN, com exercício de atividade de caráter honorífica e de relevância pública, também é aprovada pelo Plenário. Todos são nutricionistas docentes e têm experiência como coordenadores acadêmicos e avaliadores de cursos universitários.