O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)
, órgão membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde (16ª CNS) com colaboradores, conselheiros e convidados para discutir novas diretrizes para as políticas públicas do setor e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento vai até o dia 7 de agosto e acontece no Parque da Cidade, em Brasília.

A presença do CFN na 16ª CNS – que este ano é chamada de 8ª+8 e traz o tema Democracia e Saúde – é estratégica para a categoria. Além de participar de grupos de trabalho específicos, o órgão também auxilia a sistematização das propostas produzidas em todas as conferências estaduais e municipais do Brasil.

“Nossa presença na Conferência Nacional de Saúde é um ato em defesa do direito humano à alimentação adequada e saudável, afirmando o papel do nutricionista como o principal ator no combate à fome e desnutrição não somente no Brasil, mas em outros países do mundo onde nossa expertise é solicitada”, disse a nutricionista Rita Frumento, presidente do CFN.

Moções

Ontem, segundo dia da Conferência, o CFN produziu quatro moções: sobre rotulagem nutricional; sobre o risco do uso agrotóxicos; sobre gordura trans e sobre o crescimento da fome no país.  Para ser validada, cada moção deve reunir 400 assinaturas e dados pessoais de delegados inscritos no evento. Vale destacar que duas das quatro moções do Conselho foram formuladas com a ACT Promoção da Saúde, instituição parceira do CFN.

Participação

O CFN foi representado no segundo dia do evento pelas nutricionistas Myriam Coelho e Maria de Fátima Fuhro (delegadas); Alcemi Almeida e Dillian Adelame (convidados). Também estiveram na Conferência as nutricionistas Débora Maia, Elaine Santos e Juarez Calil Alexandre, da Unidade Técnica do órgão, que auxiliaram na coleta de assinaturas para as moções apresentadas.

Da esquerda para a direita: os conselheiros federais Myrian Coelho e Acemi Almeida, e a presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Ruth Guilherme.

Da esquerda para a direita: os conselheiros federais Myrian Coelho e Acemi Almeida, e a presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Ruth Guilherme.

Os conselheiros federais Myriam Coelho e Alcemi Almeida.

Os conselheiros federais Myriam Coelho e Alcemi Almeida.