Camu-Camu

É do Brasil – É da Região Norte

Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros – 2ª Edição/2015 – Ministério da Saúde.

Nome científico: Myrciaria dubia (Kunth) McVaugh

Nome popular: camu-camu, caçari, araçá-d’água.

Origem: Amazônia.

Características: fruto arredondado, de coloração avermelhada quando jovem e roxo escura quando maduro. A polpa que envolve a semente é aquosa e de coloração esverdeada. O camu-camu frutifica de novembro a março. Presente em arbusto que pode atingir até 3 m de altura, com caule de casca lisa. As folhas são avermelhadas quando jovens e tornam-se verdes posteriormente, sendo lisas e brilhantes. Possui flores brancas, aromáticas e aglomeradas em grupos de três a quatro. É uma espécie silvestre, que ocorre predominantemente ao longo das margens de rios e lagos, com a parte inferior do caule frequentemente submersa. Os frutos do camu-camu são pequenas esferas do tamanho de cerejas, de casca mais resistente do que a acerola. Sua casca, ao se romper, deixa escapar o caldo da polpa, que fica envolto em uma semente única. O camu-camu é uma espécie tipicamente silvestre, mas com grande potencial econômico, capaz de colocá-la no mesmo nível de importância de outras frutíferas tradicionais da região Amazônica, como o açaí e o cupuaçu.

Uso culinário: atualmente, é na Amazônia peruana que se buscam várias maneiras para a utilização dessa fruta. Ali, o camu-camu é pouco consumido in natura. A fruta é utilizada para o preparo de refrescos, sorvetes, picolés, geleias, doces ou licores, além de acrescentar sabor e cor a diferentes tipos de tortas e sobremesas confeccionadas à base de outras frutas.

Você sabia que: o camu-camu, de acordo com resultados obtidos em experimentos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), apresenta alta concentração de vitamina C (2.606 mg por 100 g de fruto), valor superior ao encontrado na maioria das plantas comestíveis. Técnicos do Inpa estão fazendo experimentos que procuram viabilizar comercialmente seu cultivo, tornando a planta mais produtiva.

tabela-camu-camu