Seminário Nacional das Comissões de Ética do Sistema CFN/CRN O CFN promoveu nos dias 16 e 17 de outubro, em Brasília, o Seminário Nacional das Comissões de Ética do Sistema CFN/CRN. O objetivo foi uniformizar, no Sistema, a interpretação dos artigos mais polêmicos do novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista para que sejam adotadas as mesmas ações de conduta e esclarecimento. Este alinhamento fortalecerá o exercício profissional ético destes profissionais.

De 18 a 23 de outubro, os conselheiros do CFN participaram, em diferentes dias, das reuniões da Diretoria, das Comissões e da Plenária. Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, acontece, também Brasília, a reunião da Comissão de Avaliadores, que analisa os cursos de Nutrição.

 

CFN participa de evento da FAO 

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o CFN, representado pela nutricionista e coordenadora da Unidade Técnica, Carolina Chagas, participou de atividade promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), dia 17, em Brasília. Este ano, o tema da campanha da FAO para a data, foi Um Mundo sem Fome até 2030 é Possível.

Leia a matéria completa aqui.

Veja também, o vídeo do CFN sobre a temática no You Tube.

 

 

Manifesto pela Democracia

No período anterior ao segundo turno das eleições presidenciais, o CFN divulgou um manifesto defendendo a Nutrição, o SUS e o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. Nos dias 24 e 25 de outubro, a Associação Brasileira de Nutrição e a Federação Nacional de Nutricionistas, respectivamente, divulgaram notas alertando os nutricionistas sobre as ameaças do fim desses direitos fundamentais.

Em 27 de setembro, em Florianópolis, a conselheira federal, Vânia Passero, participou de ato organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (Consea-SC), a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, o Slow Food Brasil, o Fórum Catarinense de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos e Transgênicos, apoiado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo e o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE), que discutiu o tema Candidato o que tem no seu prato? Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional e Alimentação Adequada e Saudável nas eleições de 2018. O evento apresentou aos candidatos à Presidência da República 2018, uma carta compromisso sobre a alimentação.

Quatro documentos foram elaborados para cobrar dos candidatos um comprometimento com a temática. Na oportunidade, o CFN também entregou aos candidatos uma carta solicitando o compromisso dos presidenciáveis com as políticas de saúde, alimentação e nutrição.

O CFN e a rotulagem frontal com advertências

Em 3 de outubro, o CFN, mais uma vez, manifestou sua defesa da rotulagem frontal dos alimentos. Isso foi necessário especialmente porque o quadro atual de crescente prevalência de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissível (DCNT) entre os brasileiros é muito preocupante.

Leia a matéria completa aqui.

Siga as nossas redes

Website
Facebook
Instagram