Conbran 2018 — Vem com a gente!

Como em todas as edições do Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), o CFN apresenta programação de atividades específicas que enriquece as reflexões do congresso e aproxima a categoria.

A primeira delas, no dia 18, é o Encontro Nacional das Entidades de Nutrição (Enaen), com palestra sobre “Conjuntura Nacional e o Reflexo sobre os Direitos Individuais e Coletivos”. O evento, que tem a parceria do Fórum Nacional das Entidades de Nutrição (Fnen), está marcado das 8 às 18 horas. Participam representantes da Associação Brasileira de Educação em Nutrição (Abenut), Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (Enen), Federação Brasileira de Nutrição (Febran) e Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), limitados a cadastramento prévio.

19 de abril — No dia seguinte, das 8 ao meio-dia, o debate é sobre por que se lembrar da fome, com a participação de membros de organizações não governamentais e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Após o evento, está prevista uma reunião ampliada do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

Logo mais à tarde, das 14 às 16 horas, a Comissão Especial para Construção do Novo Código de Ética (Cecet/CFN) promove mesa-redonda a respeito dos limites éticos para a atuação dos profissionais de saúde nos meios de comunicação, com representantes de conselhos profissionais, do Instituto Alana e da Universidade de Brasília (UnB).

Ainda no dia 19, das 16h30 às 18 horas, as atividades se encerram com exposição dialogada sobre os resultados do projeto de apoio à atuação de profissionais, gestores e agendas intersetoriais, com foco no desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), bem como na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/CI).

O evento é uma síntese dos seminários regionais realizados pelo projeto e um resumo da pesquisa sobre a inserção profissional do nutricionista no Brasil. Na ocasião, deve ocorrer o lançamento de fôlderes e manuais com os resultados. Implementada no ano passado, a ação teve a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

20 de abril — As atividades do CFN no Conbran começam com oficina sobre diretrizes curriculares para a formação do nutricionista e apresentação dos princípios gerais para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação da área de saúde. Está previsto ainda momento para debate sobre o perfil profissional do nutricionista, com propostas elaboradas pelo conselho a serem avaliadas pela categoria.
A programação também traz dois momentos marcantes: a premiação das vencedoras do 1º Concurso Nacional de Vídeos do Sistema CFN/CRN, com entrega de placas e certificados de reconhecimento no estande do conselho. E um dos prêmios é a própria participação delas no Conbran 2018, custeada pelo CFN.

Além disso, tem o lançamento e a apresentação do Novo Código de Ética e de Conduta do Nutricionista, marcada para as 13h30, logo após a premiação. Todos os presentes no congresso estão convidados.

Depois da celebração, a Cecet promove, das 14 às 18 horas, oficina para refletir sobre os atuais desafios relacionados a questões éticas e de formação profissional. A iniciativa tem o apoio do Grupo de Trabalho (GT) de Alimentação e Nutrição da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

21 de abril — E no último dia do Conbran, das 8h30 ao meio-dia, estão previstos outros eventos com os seguintes temas:
* Vivências em um curso inovador
* Construção da matriz de competências do nutricionista, bem como a definição de suas áreas de atuação.

Compartilhe em suas redes sociais

instagram facebook