O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou, na manhã da última quinta-feira (12), em Brasília (DF), da 20ª reunião ordinária da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Dicol/Anvisa). No encontro foram apresentadas as propostas da Anvisa para um novo modelo de rotulagem nutricional de alimentos embalados. Também foi aprovada a realização de duas consultas públicas.

Uma consulta trata da proposta de resolução da diretoria colegiada sobre rotulagem, com diversas novidades para auxiliar os consumidores no momento da escolha dos produtos. A outra, da Instrução Normativa, apresenta requisitos técnicos para adoção de normas pela indústria. O processo de revisão das atuais normas para a rotulagem passa pela necessidade de facilitar o entendimento das informações nutricionais pelo consumidor, reduzindo possíveis situações de engano.

Modelo

Uma das principais mudanças propostas para os rótulos é a adoção obrigatória de um modelo de rotulagem nutricional frontal, com uma mensagem para o consumidor nos casos de alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e/ou sódio nos produtos. A Anvisa adotou a imagem de uma lupa, que ficará na frente do rótulo, na parte superior.

A analista da Unidade Técnica do CFN, Luiza Torquato, representou o órgão na reunião e manifestou-se favoravelmente a abertura da consulta pública. Também estiveram presentes representantes da ACT Promoção da Saúde, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

Acesse https://bit.ly/2maQhvr para saber mais detalhes sobre a 20ª reunião da Dicol/Anvisa e sobre as outras novidades propostas para os rótulos dos alimentos.