A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e o Ministério do Turismo (MTur) participarão do 11° Salão do Artesanato, no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 7 e 11 de novembro.

Na programação, está prevista a realização do “Mercado da Agricultura Familiar”, com 15 empreendimentos que irão expor e comercializar seus produtos. Além disso, para tornar o evento ainda mais atrativo e valorizar os responsáveis pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, a Sead organizará a “Cozinha-Show”, com a presença de chefs renomados e motivados com a pauta. Entre eles, Zeca Amaral, especialista em comida brasileira e proprietário do restaurante “Cozinha com Z”, e Gabriel Gaeta, chef e sócio do restaurante paulistano “Thaitai Brasil”.

O espaço representa uma mostra do potencial da agricultura familiar brasileira no âmbito da gastronomia, logo, os chefs utilizarão os produtos representados através desses 15 agricultores, para preparar deliciosos pratos da culinária típica de todas as partes do Brasil. Um dos expositores, Daniel de Cezaro, da Vinícola de Cezaro Ltda, participará pela primeira vez do evento. “O que a gente espera é contatar novas pessoas, novos clientes. Essa feira só vem para somar. Pelo empenho que a Sead faz, acho que já está valendo. Tenho certeza de que será um evento grandioso”, disse.

Para o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, é importante frisar a grandiosidade da agricultura familiar. “Com as cascas, sementes, folhas, e produtos oriundos da agricultura familiar. Você pode pegar esse excedente, transformar em artesanato para produzir objetos. Com um produto do processo de pescado, por exemplo, você faz brincos e semijoias”, afirmou.

Entre as cooperativas presentes, estarão: Associação Comunitária de Produção e Comercialização Sisal (APAEB); Cooperativa de Artesanato do Trançado Tupinambá (Copartt); Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio); Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam); Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Agrovila 05 (APPP); Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá Curaça (Coopercuc); Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Estado de Pernambuco (Coopaman): Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba); Vinícola de Cezaro Ltda; Fazenda Bacuri; Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural); Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses (Artecoop); Cooperativa dos Produtores do Leite do Norte de Minas (Coopnorte); Associção dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi (Aafau) e Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Bananeiras (Coopafab).

Confira a programação:

Capturar

Evento – O 11° Salão do Artesanato, maior vitrine do artesanato brasileiro. No encontro, estão previstos cerca de 60 mil visitantes e mais 1000 artesãos que estarão expondo e comercializando o que há de melhor na produção artesanal brasileira.

Serviço

11° Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras

Data: 7 e 11 de novembro

Local: Expo Center Norte, São Paulo

Fonte: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Foto: Andresson Souto